quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

BLOG DO RELATÓRIO DA AULA DE CAMPO PARA A SEARA DA CIÊNCIA – UFC



Colégio: Presidente Castelo Branco
Série:
Turma: A
Turno: Manhã


Alunos que compõe a equipe:

Nome: Francisco Everton Nascimento...................Nº: 14
Nome: Gisele Santos Rocha................................Nº: 18
Nome: Jonatan Frota Maciel.................................Nº: 20
Nome: Felipe Maciel Soares.................................Nº: 13
Nome: Talita da Paz Ribeiro.................................Nº: 35 (Líder)
Data da aula de Campo: 16/01/2009
Introdução

Vamos comentar sobre as descobertas da Física e seus instrumentos de aprendizado.
Na Química veremos como ela está presente em nosso dia-a-dia,nas simples tarefas realizadas em nosso cotidiano.
Inglês,Espanhol e História,vamos fazer uma viagem bem detalhada,na casa britânica,espanhola e a história da UFC.
Na matéria de Sociologia vamos tratar das diferenças entre UFC e Castelo Branco,comparações e formações dos estudantes para o mercado de trabalho.
Em Biologia vamos fazer uma viagem pelo últero.O maior e menor osso do corpo humano.
Em Geografia vamos falar um pouco sobre a Caatinga e suas curiosidades.
História

Universidade Federal do Ceará (UFC) foi criada em dezembro de 1954 e instalada a 25 de junho de 1955. Nos dias atuais se coloca entre as maiores e melhores instituições federais de ensino superior do País, reunindo o maior contingente de mestres e doutores do meio acadêmico cearense e assumindo a liderança em produtividade científica e na abrangência das atividades extensionistas.
Em Fortaleza, as atividades da UFC são concentradas em três campi (Benfica, Pici e Porangabuçu), além de possuir mais três campi no interior do Estado, localizados em Sobral, na região do Cariri (nas cidades de Barbalha, Juazeiro do Norte e Crato) e Quixadá.
A Universidade reúne no quadro efetivo de seu corpo docente, 1.391 professores, dos quais 865 são doutores e 388 são mestres. Eles se distribuem entre 54 departamentos. Até o presente, a UFC formou cerca de 65 mil profissionais de nível superior, enriquecendo com novos talentos o mercado de trabalho do Ceará e estados vizinhos. Hoje, são oferecidos 69 cursos de Graduação, em que estão matriculados 22.500 alunos. Em 2007, a Universidade começou a ofertar cursos de graduação na modalidade semi-presencial, com 818 vagas distribuídas entre os cursos de Administração, Química, Matemática e Letras (Língua Portuguesa e Língua Inglesa).
Na pós-graduação, a UFC oferece 86 cursos de especialização, 46 cursos de mestrado acadêmico, oito cursos de mestrado profissional e 25 cursos de doutorado. Os programas de pós-graduação envolvem 250 grupos ativos de pesquisa. Seu plano de ação para essa área inclui núcleos temáticos que reúnem os novos grupos àqueles já instalados na Universidade, a fim de atender as necessidades regionais. Dentre as áreas pesquisadas estão as de Biotecnologia, Fármacos e Medicamentos, Petróleo e Gás Natural, Energias Alternativas, Siderurgia, Ecologia e Meio Ambiente, Trópico Semi-Árido, Estudos da Pobreza, Economia Regional, Estudos Sociológicos e Políticas Públicas para o Nordeste, Memória da Ciência, Tecnologia da Informação e Floricultura.
A UFC desenvolve ações junto a comunidades urbanas e rurais sob a forma de programas, projetos, cursos, eventos e prestação de serviços. A extensão universitária, como processo educativo, cultural e científico, envolve os alunos, oferecendo-lhes a oportunidade de atuar em questões prioritárias da sociedade, o que contribui significativamente para a sua formação social e acadêmica e para o desenvolvimento de comunidades participantes. Um de seus mais importantes projetos é o das Casas de Cultura Estrangeira, considerado o maior projeto de extensão no ensino de línguas da Universidade brasileira. Cinco mil alunos estão matriculados e além do ensino de idiomas, têm a possibilidade de vivenciar um intenso programa de intercâmbio cultural com os países representados. São seis as Casas de Cultura: Alemã, Britânica, Francesa, Hispânica, Italiana e Portuguesa.


Espanhol

A Casa de Cultura Hispânica da Universidade Federal do Ceará foi fundada mediante convênio celebrado entre a UFC, pelo seu então Reitor e Fundador Professor Antônio Martins Filho e o Instituto de Cultura Hispânica de Madrid, hoje Instituto de Cooperación Ibero-americana.
Começou a funcionar em 12 de outubro de 1961, dirigido pelo professor Adolfo Cuadrado Muñiz, enviado pela Espanha, que continuou nessa função por curto espaço de tempo e teve que afastar-se de Fortaleza para ocupar funções de consultor da UNESCO.
A Casa de Cultura Hispânica foi muito bem recebida no Estado do Ceará e, com base no êxito dessa Casa pioneira, se iniciou a fundação de outras Casas de Cultura: Britânica, Portuguesa, Francesa, Alemã e Italiana às quais se agregaram mais tarde o Curso de Esperanto e a Casa de Cultura Russa, instituições estas que deram e dão notável contribuição ao estudo de línguas estrangeiras e o desenvolvimento cultural do Ceará.
Hoje essa Casa tem cerca de mil alunos e conta com uma equipe de seis professores efetivos, três substitutos, estagiários da disciplina de prática de ensino, um bolsista de assistência e um servidor técnico – administrativo. O estudo da Língua Espanhola é ministrado em sete semestres, o que permite iniciar o conhecimento da rica literatura escrita em Castelhano, incluindo a literatura hispano-americana.
Através desses anos, a Casa de Cultura Hispânica tem capacitado à grande maioria de professores que ensina a língua em Fortaleza, onde a demanda está aumentando dia-a-dia. Em 1991 conseguiu a reabertura da Licenciatura em Espanhol na Faculdade de Letras da UFC, desativada por um espaço de 28 anos, e que hoje conta com um número crescente de alunos. Aqui se fundou a Associação de Professores de Espanhol do Estado do Ceará, através da qual os professores realizam o curso que dita a Universidade da Salamanca. Esta Casa também estabeleceu uma valiosa relação com a Assessoria Lingüística da Embaixada da Espanha que tem proporcionado curso de aperfeiçoamento e capacitação de professores do Ceará e tem permitido que se realizem regularmente em Fortaleza, há quinze anos, os exames de Espanhol como Língua Estrangeira da Universidade de Salamanca com um número constante de candidatos.
Inglês
O Curso de Cultura Britânica foi criado na gestão do magnífico Reitor Antônio Martins Filho, em quatro de dezembro de 1964, através da Resolução Nº. 166, do Conselho Universitário, com o nome de Centro de Cultura Britânica. O centro teve suas atividades iniciadas em dois de agosto de 1965, sendo o Coordenador Geral dos Cursos de Cultura o professor Newton Teophilo Gonçalves. Posteriormente o Centro de Cultura Britânica integrou-se a Faculdade de Letras pelo Plano Básico de Restauração da Universidade Federal do Ceará, aprovado pelo Decreto Nº. 68.279, de 20 de fevereiro de 1968, e depois, ao Centro de Humanidades, pelo Decreto Nº. 72.882, de dois de março de 1973. Nesta ocasião mudou sua denominação para Casa de Cultura Britânica.
As atuais Casas de Cultura Estrangeira (05/CONSUNI, 27/0881) são continuadoras dos antigos Centros de Cultura Estrangeira, inaugurados na década de 60, pelo prof. PE Francisco Batista Luz, quando o mesmo era Diretor da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Criados oficialmente por decisão do Conselho Universitário, os antigos Centros de Cultura Estrangeira estão hoje sob responsabilidade da Coordenadoria Geral das Casas de Cultura Estrangeira (09/CONSUNI de 29/10/93), da direção do Centro de Humanidades e da Pró-Reitoria de Extensão. Seis unidades foram inauguradas ao longo de sete anos. Foram elas em ordem cronológicas assim inauguradas: Centro de Cultura Hispânica, Alemã, Italiana, Britânica, Portuguesa e Francesa. Mais tarde foram criados os Cursos de Esperanto e Russo. Até junho de 1979 o corpo docente das Casas de Cultura Estrangeira era pago como horista ou bolsista. Na gestão do Reitor Paulo Elpídio de Menezes Neto foi publicado o Decreto-Lei Nº. 5.540, de 28/11/81 que instituiu a carreira de magistério para professores de 1º e 2º graus dentro da Universidade Federal do Ceará. O novo decreto criou também a progressão por tempo de serviço e por titulação, a exemplo do que era feito no Magistério Superior.
O Objetivo das Casas de Cultura é difundir os valores culturais dos países a que cada uma das Casas se refere junto à comunidade e ainda servir de Colégio de Aplicação para os alunos de Prática de ensino dos cursos de graduação em Letras, em colaboração com o Departamento de Letras Estrangeiras;
Forntes: http://www.culturabritanica.ufc.br/ccb_historico.htm
Sociologia

Podemos perceber claramente as diferenças socioeconômicas de cada entidade, e modo como e investido a sua verba. Podemos relacionar a sociologia com o modo dos aprendizado dos alunos e qual e o suporte que cada entidade da a eles. Seja federal ou estadual, porque uma entidade tem sua infra-estrutura mais elevada do que a outra? Porque Deus quis assim? Ou porque nós não cobramos os nossos direitos e lutamos ate o fim, mais que nesse fim todos estejam unidos para tentar compartilha a vitória.
Métodos de avaliação pouco eficazes em uma entidade e na outra com métodos de avaliação avançados.
fontes:resumo da seara




Biologia

Em biologia, vimos o que aconteceu que a comida depois que ingerimos e o tempo que alguns alimentos levam para serem totalmente digeridos pelo estômago, vimos também às partes reprodutoras femininas e masculinas, vimos também onde fica alojada a criança depois que a mulher estar grávida. Tivemos a oportunidade de saber por que o cigarro e tão prejudicial à saúde, como fica o pulmão de um fumante e de uma pessoa que não fuma.
O maior osso do corpo humano e o fémur, o menor e a bigorna, estribo e martelo.
Aprendemos o porquê a mulher vai frequentemente ao banheiro, por causa que o bebê comprime toda a parte da barriga da mulher fazendo com que sua bexiga fica cada vez mais comprimida com o crescimento do bebê. Vale apena lembrar que a bexiga da mulher e bem menor do que a do homem.
fontes:resumo do seara

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Química

Na visita da Seara, aprendemos que a química estar presente no nosso cotidiano. Ao lavarmos nosso rosto com sabão, os componentes químicos interagem com a água retirando a sugeria. A água evapora a 100°c em condições naturais, na panela de pressão atinge temperaturas maiores, pois esta sobre pressão, ou seja, não pode fugir para o ambiente. Para fazer nosso pão de cada dia é utilizado um processo químico chamado fermentação, na farinha de trigo é adicionado o fermento, o amido da farinha é parcialmente consumidos pelos microorganismos do fermento, resultando, como sobra o gás carbônico e com o aquecimento o gás se expande e a massa cresce.
O gás carbônico estar sempre em nossa volta, a fumaça dos ônibus e o resultado da queima de combustíveis, mais quando esses combustíveis não queimam bem, surge o monóxido de carbono, que é tóxico isso acontece com os motores desregulados. A vegetação não está a nossa volta para oferecer uma vista agradável, ela também é fundamental, pois utiliza o gás carbônico para produzir frutos, e liberar oxigênio, realizando o processo da fotossíntese. A tinta e o papel são extraídos de vegetais, uma pessoa consome uma arvore por ano, não devemos desperdiçar! A foto é outro exemplo de processo químico, no papel fotográfico contem sais de prata que é sensível à luz às imagens são progetadas na revelação e depois passam por outro processo químico, a fixação da imagem. O homem também é uma máquina química, também queimamos combustíveis temos como lixo o gás carbônico, suor que refrigera o nosso corpo trocando calor com o ambiente. O vidro é fabricado da areia que contem sílica, é aquecida à 1500c° virando uma pasta que pode ser moldada de diferentes formas, o vidro não é exatamente sólido, é um liquido viscoso que desliza tão devagar que parece sólido. O mar possui muitos tipos de sais inclusive o cloreto de sódio, o nosso sal de cozinha, é no mar que é feita à extração de sal. No refrigerante contem gás carbônico dissolvido, poriso a efervescência, alem de açúcar, o que se torna um ótimo combustível, para nós.
Vimos que a ferrugem é a oxidação do ferro que é causado principalmente pela maresia. A maresia são gotículas de água salgada no ar, oxida os materiais que contem ferro. Os fogos de artifícios também é resultado de elementos químicos misturados com a pólvora, o lítio, cor vermelha o sódio, cor amarela e o cobalto, azul.
Conhecemos também o laboratório de química aonde vimos o que não pode faltar em um laboratório, vidraçarias, soluções, destiladores e capelas que suga gás tóxico jogado para fora. Foi reforçado que nunca devemos misturar água e acido para não haver risco de explosão. Os monitores também fizeram algumas experiências envolvendo questões de vestibular, falando sobre o indicador, uma substância que muda a cor pra dizer se é ácido ou básico, sem entrar na reação. Na experiência com água oxigenada e o dióxido de manganês, o experimento ficou quente, pois ouve liberação de energia, ou processo exotérmico.
Vimos que convivemos com a química constantemente e cada dia mais precisamos do avanço da ciência.
fontes:resumo do seara






Física
Objeto onde à uma transferência de energia para o outro ser. O que dar o impulso dessa transferência é a energia, por meio dos “atritos” das duas pontas de metal, uma com energia em sua ponta e a outra sendo a receptora. Quanto maior o seu percurso menas energia chegará a seu destino final.

Exemplo: Um raio tem um determinado percurso, quanto maior for o seu percurso maior será sua perda de energia através de seu próprio percurso, se sua trajetória for pequena maior será o seu impacto em seu destino. . Lembre-se de que a energia não chega a seu destino com 100% de aproveitamento de sua força total, pois ela perde parte de sua energia em sua trajetória.






“Antena de comunicação” objetivo do aparelho é reportar o som via ondas sonoras, duas antenas ficam interligadas de frente uma com a outra. Para transmitir a mensagem não pode aver algo de frente as antenas, “mensagem” uma pessoa diz algo próximo a um anel de circunferência da antena, que imediatamente por vias de ondas sonoras ela transmite a mensagem para outra antena e a pessoa que está na outra antena, com a cabeça próxima do arco vai escutar a mensagem.







Experiência onde a repulsão dos lados iguais ou “levitação” de um dos extremos. Essa experiência ocorre de tal maneira, uma determinada quantia de energia passa pelos fios gerando uma corrente positiva, em um dos lados. Já no outro lado também à corrente positiva, aonde vai haver uma repulsão dos objetos que vai gerar uma determinada levitação.
Exemplo: Pegue dois imãs e tente juntar os dois pelos seus lados iguais. E você vai ver o que aconteceu. Se você fez corretamente isso que eu disse, você notou que entre eles havia uma repulsão, por causa dos seus lados onde havia energia de mesma carga, ou seja, cargas iguais positiva com positiva a uma repulsão, negativa com negativa a uma repulsão. Por isso à uma determinada “levitação” entre os obgetos.





Divisão de peso por pendolos” vamos supor que uma barra de ferro pesa 15 quilos, isto seria muito pesado para levantar com uma só mão! Mais a corda que suspende esse peso passa por um tipo de correia que automaticamente vai dividir o seu peso pela metade e você não vai fazer grande força. Quanto mais correias passar pela corda mais distribuído o peso ficará entre elas, tornando o peso cada vez mais leve. De tal modo que você vai levantar 15 quilos com dois dedos.
fontes:resumo do seara
Geografia

A caatinga é uma vegetação arbustiva, sem folhas na estação seca, típica do sertão nordestino. de Mg e Ma. Um animal típico da caatinga é a onça vermelha ou puma concorlor. As cactáceas, são as espécies dominantes do sertão nordestino, adaptam-se ecologicamente à aridez. Substituindo as folhas por espinhos e assim reduzindo à superfície de transição.
A paisagem da caatinga assim como dos serrados e das pradarias apresentam espécies vegetais de menos porte, herbáceas e arbustivas. O sinônimo da caatinga apresenta relevo de formas de colinas com vertentes suaves, às colinas sertanejas. A semi-aridez é responsável pela pouca decomposição química das rochas, o que resulta em solos pouco profundos intercalados por terrenos pedregosos e afloramentos rochosos.
A caatinga, vegetação dominante, é uma formação vegetal adaptada ao calor e a aridez. Suas principais espécies possuem folhas pequenas e hastes espinhentas. Nas áreas de maior altitude, que recebem chuvas de relevo, encontram-se alguns trechos de matas úmidas, conhecidas regionalmente como brejos. O excesso de calor e a predominância de solos pouco profundos, incapazes de reter água, tornam o balanço do evapotranspiração negativo durante a maior parte do ano, quando a perda de umidade é menor do que à precipitação.
A rede hidrográfica da caatinga caracteriza-se pela predominância de rios intermitentes e sazonais: os rios autóctones permanecem secos por cinco à sete meses durante o ano. Na maioria dos casos os leitos são extremamente rasos, e o inicio da época das chuvas pode provocar o aumento excessivo do volume de água de rios que recém-voltaram a correr.
Assim frequentemente, ocorrem inundações que afetam a população ribeirinha de áreas compreendidas entre o Maranhão “fora da área semi-árida” e o rio grande do norte. A regularidade das precipitações e a natureza dos solos e da cobertura vegetal fazem do domínio macroecológico da caatinga uma área natural e sustentável aos processos de desertificação e, por tanto, bastante vunerável à ocupação humana. A irrigação, o sobre pastoreio, o cultivo excessivo e a mineração figuram entre as principais causas dos processos de desertificação já iniciados.
fontes:resumo do seara
Conclusão

Na exposição do seara podemos concluir que: a física e a química está constantemente presente em nosso cotidiano, em uma simples lavagem de mão ou preparo de algum tipo de alimento. Coisas simples que estão ao nosso redor, e nós não percebemos o quanto é importante o aprendizado e às indagações. Do tipo, porque no preparo da carne o seu tamanho diminuiu? Porque em determinado lado do imã ele pode sofre atracão e no outro repulsão?
Já na geografia vimos os tipos de relevos e clima da nossa caatinga e suas formações rochosas e quais são os tipos de animais e plantas que se adequa ao seu clima. Se formos mais a fundo podemos perceber as mudanças climáticas que nosso planeta está sofrendo pelo efeito “estufa ou simplesmente ambição do homem.” Podemos constatar que sem dúvida à geografia é a melhor matéria que pode responder as questões climáticas do planeta.
Na sociologia podemos abordar as diferenças de ambos os aspectos da infra-estrutura e modo de aprendizado da UFC e do Castelo Branco. Modos de elaboração de trabalho na pratica e na teoria. Recursos que cada entidade dispõe de tal modo que pode influenciar no aprendizado dos alunos. Possibilitando na formação de grandes profissionais no mercado de trabalho.
Biologia: viajamos por dentro de um dos mais complexos sistemas naturais - o corpo humano.
e aprendemos o quanto e fascinante os nove meses de uma gestação.


.